terça-feira, 22 de novembro de 2011

História:

           O Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais o mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O primeiro caso de febre hemorrágica da dengue que se tem notícia apareceu na década de 50, nas Filipinas e Tailândia. Após a década de 60, a presença do vírus intensificou-se nas Américas. Pesquisadores identificavam vários sorotipos da doença, que foram numerados de 1 á 4, dependendo do grau de letalidade do vírus. O sorotipo 1, o mais leve, apareceu pela primeira vez em 1977, inicialmente na Jamaica, mas foi  apartir de 1980 que foram notificados epidemias em vários países. O sorotipo 2, encontrado em Cuba, foi responsável pelo primeiro surto de febre hemorrágica ocorrido fora do Sudoeste Asiático e Pacífico Ocidental. O segundo surto, ocorreu na Venezuela, em 1989.
          No Brasil, há referências de epidemias desde 1916, em São Paulo, e em 1923, em Niterói, Rio de Janeiro, sem comprovação laboratorial. A primeira epidemia, documentada clínica e laboratorialmente, ocorreu entre os anos de 1981 e 1982, em Boa Vista, Roraima, causadas pelo sorotipo 1 e 4. A partir de 1986, ocorreu algumas epidemias atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.
Desde, então a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continua, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente ilesas. Na epidemia de 1986, idetificou-se a ocorrência da circulação do sorotipo 1, Inicialmente no estado do Rio de Janeiro, disseminando-se, a seguir, para outros 6 estados até o ano de 1990. Nesse mesmo ano foi, identificada a circulação do sorotipo 2, também no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário